segunda-feira, 5 de outubro de 2009

*TEMA O crente pode passar pelo desânimo?


ESBOÇO

*TEMA O crente pode passar pelo desânimo?
Texto- Neemias 4: 9 a 23
ICT- “Olhando para os trabalhadores ele encontrou uma grande dificuldade. Enquanto tentou resolvê-la, cresceu o problema”.

Introdução- Quero logo afirmar que sim. Preste bem atenção, o crente pode passar , mas não pode ficar no desânimo, porque assim estaria em pecado. Temos aqui um texto que nos fala de Neemias, o famoso construtor dos muros de Jerusalém. Iniciou um projeto que parecia simples, fácil, sem muitos problemas. Mas, olhando para os trabalhadores ele encontrou uma grande dificuldade. Enquanto tentou resolvê-la, cresceu o problema. Houve lutas, críticas, oposição e finalmente uma conspiração. Logo chegou o inevitável o Desânimo. O que Causou o desânimo e como Neemias enfrentou e venceu o desânimo;
1-As Causas do desânimo; v 9 a 12.
Para todos os efeitos existem suas causas, Neemias e os edificadores começaram a acreditar, nas mensagem e ameaças dos inimigos. 11 e 12 e ai o que aconteceu;
* Perderam a força, o entusiasmo, a energia; 6,10
Muitos começaram esmorecer, por causa dos inimigos de fora, como também do cansaço que já vinham carregando. O trabalho de carregar pedras, tirar entulhos traz enfados. Na metade do trabalho eles estavam cansados e agora com críticas, palavras duras ferinas eles se abateram Fisicamente e Psicologicamente.
* Perderam a visão; v 10 Houve muito pó e barro em todo lugar. Os edificadores começaram a olhar para os escombros em vez de olharem pela fé para o muro.
* Perderam a confiança; v 10
Perderam a confiança em suas capacidades, talentos, criatividades, e principalmente em Deus. É preciso que haja determinação, ação e disposição
para se colocar a tarefa em realização. Cada líder precisa ter essa consciência.
* Perderam a segurança; 11 e 12
O inimigo tinha um plano que era atacá-los de surpresa. quantos então sem segurança naquilo quer fazer realizar. Não acreditam mais em si.

2- Como Neemias venceu o Desânimo; 13 a 23
Neemias não ignorou o desânimo, ele agiu contra isto, e que fez?
* Unificou o povo em torno do mesmo alvo; v 13
O povo estava espalhados em Jerusalém, trabalhando no mesmo projeto, porém separados, distantes das famílias. Neemias, Parou a obra por um pouco de tempo para unificar o povo por famílias com o mesmo alvo.
* Levou o povo a ter confiança em Deus; v 14
Ele, levou o povo a não olhar para os escombros mas para o Senhor. Não devemos olhar para os problemas mas para o Senhor para que Ele resolva todos os problemas.
*Levou o povo ao equilíbrio; v 14 a 18.
O povo estava adestrado em ter desejo de trabalhar como também de lutar, guerrear. Como vai tuas mãos?
* Levou o povo a dar as mãos para ajudar em todos os lugares;
19 e 20. “Quando ouvirem a trombeta então ali se ajuntareis” eles estavam envolvidos em um projeto que iria beneficiar a todos. onde está tocando a trombeta em Filadélfia todos devem está juntos.
* Levou o povo a ver que há espaço para todos na obra: v21 a 23
Neemias mostrou que na obra todos tem importância, são capazes. Assim também em Filadélfia.

Conclusão- Todas as pessoas que estão desanimadas só pensão em si mesmas. Para isso hoje nós vamos vencer como igreja o desânimo;
1- Sendo unidos, tendo os mesmos sonhos , objetivos;
2-Olharemos não mais para defeitos, problemas, mas para o Senhor;
3-Precisamos buscar o equilíbrio,procurando deixar que cada um seja aquilo que Deus quer;
4- Precisamos ver que cada um tem valor na vida da igreja, ninguém aqui é melhor ou maior que ninguém, porém Deus vai dar mais a quem mais quer trabalhar;

Hoje quero levantar um desafio para a igreja? Não quero desistir de ver essa igreja crescendo, adorando, servindo e engrandecendo o Senhor. Quantos querem?
* Peça perdão um ao outro e faça uma aliança, não olhe para os erros dos outros, mas para Deus.



Um comentário:

  1. para alcançar os objetivos da integridade em sua luta,é importante que os líderes saibam buscar o amadurecimento. E entender que só haverá crescimento se houver unidade verdadeira e não apenas emção passageira.beijos! Evódia.

    ResponderExcluir